Destinos Uíge
Geografia e História
Com uma área de 58.698 km2, o Uíge está sub-dividido em 16 municípios: Alto Cauale, Ambuíla, Bembe, Buengas, Bungo, Damba, Kimbele, Kiteche, Macocola, Maquela do Zombo, Mucaba, Negage, Puri, Sanza Pombo, Songo e Uíge que é a capital da província.
A população da província é maioritariamente pertencente ao grupo étnico dos Bakongo, mas também dos Kimbundu e dos Ovimbundo, e a principal língua falada na provincia é o Kikongo.
O clima da província é tropical húmido com uma temperatura média anual de 24 °C. A principal atividade da população é a agricultura. O Uige já foi a "capital" angolana do café, durante a época colonial a província estava dividida em vastas roças de café.
A espécie plantada na região era a robusta, chegando mesmo a exportar 400.000 toneladas anualmente.
Neste momento a província tenta recuperar o seu lugar como potência nacional de produção de café.
Hoje em dia a província começa a explorar as potencialidades madeireiras da densa floresta tropical que cobre boa parte da região. Existem também minas de cobalto e cobre ainda por explorar na região.
Os rios Zadi, Dange, Lúria, Lucala e Luvulu cruzam a província.
Antes da conferência de Berlim que cortou África a "régua e esquadro" a zona que hoje compõe a província do Uige fazia parte do Reino do Congo (que para além da zona norte de Angola compreendia também os dois Congos actuais).
Como Chegar?
Se vem de Luanda, é possível chegar ao Vige atravessando a província do Bengo.
A província tem dois aeroportos, um no Uíge e outro no Negage.
O que visitar?
Igreja de S. José - construída no sec. XVII, situa-se perto das Pedras de Encoje.
Forte de Bembe - construído no sec. XX. Situa-se junto a igreja do Bembe.
Pedra de N'Zinga N'Zambi; Pedra de Kakula Quimanga;
Pedra do Tunda - em Negage Ruínas do Fortim de Maquela; Gravuras rupestres de Kissadi Túmulo do Ancião Mekabango - grande guerreiro da resistência contra a ocupação colonial.
Busto do Herói N'Bemba - em homenagem ao soba N'Bemba. Fica na entrada do bairro N'Bemba N'Gango no Víge.
Reserva Florestal do Beu - com uma área de 1400 km2 de floresta densa está limitada a norte pela fronteira com a República Democrática do Congo, a oeste com o rio Zadi, a leste com o rio Beu e a sul com a comuna do Beu. E possível aqui encontrar elefantes, búfalos, macacos azuis e antílopes.
Monumento da Batalha de Ambuila - Situado dois quilómetros a sudeste da Vila de Ambuila e 90 quilómetros a nordeste da cidade do Uíge, é um memorial construído pelos portugueses em 1945, para simbolizar a batalha travada entre os naturais e os portugueses contra a ocupação colonial portuguesa.
Museu Etnográfico do Kongo - Localizado na rua Soba Manuel, defronte à Casa Branca, Residência Protocolar do Governo local no centro da cidade do Uíge.
Tanto a Lagoa do Feitiço em Dambe (município de Quitexe), como a Lagoa de Luzamba são propícias para banhos.
A Lagoa de Mavoio em Maquela do Zombo e as Quedas do Bombo sobre o rio Cuilo (Situadas a 20 quilómetros da comuna da Alfândega e 145 km (a nordeste da cidade do Uíge) é também uma boa alternativa.
Gastronomia
A cozinha típica da provincia são muambas, nthsombe (larvas cozidas e tostadas) e catatos, acompanhados de funge ou verduras. A bebida típica é o malavo (ou marufo) retirada do bordão (arvore).
Festas
As festas da Cidade celebram-se de 1 a 7 de Julho em toda a província.
Desportos
Os rios mais importantes da província são o Rio Zadi, Dange, Luria, Lucala e Luvulu. Todos eles oferecem condições de navegação, e é também possível a pesca desportiva.
Onde Ficar
Hotel Residencial Chave D'Ouro
Rua do Comércio. Tel: 233 220 815
Pensão Dom Bunga
Rua do Comércio. Tel: 924 337 863
Hotel Chave d'Ouro
Rua do Comércio.Tel: 913 301 589
Rosipinto Tel: 923 294 140