Destinos Namibe
Geografia e História
A província do Namibe estende-se por 57.091.
A km2 e tem 5 municípios: Namibe, Bibala, Camucuio, Virei e Tômbwa. A capital provincial é Namibe.
O clima é do tipo desértico com uma temperatura média anual de 21 °C. O clima da província é influenciado pela Corrente Fria de Benguela.
O Namibe é a província onde o deserto se encontra com o mar, criando paisagens de rara beleza. Tem um potencial turístico incrível, donde destacamos também as suas pinturas rupestres e uma planta adoptada como símbolo da província - a Welwistchia Mirabilis- símbolo da resistência no deserto.
O seu porto é o terceiro do país em termos de importancia, a seguir ao Porto do Lobito, e serve sobretudo a indústria pesqueira da província que tem visto crescer a sua vertente de exportação. A pesca é assim a principal atividade económica da província, mas há ainda a realçar a extração de sal e de pedras ornamentais.
Se visitar a província não pode deixar de experimentar a emoção única que oferece um passeio pelo deserto do Namibe que é o precursor do Deserto do Kalahari na Namibia. Em algumas partes da província ainda é possível encontrar pequenas comunidades bosquimanes que mantêm os seus hábitos e costumes.
Em 1485 Diogo Cão desembarcou na região que foi então baptizada como Angra das Aldeias, e mais tarde como Moçâmedes, que foi o primeiro assentamento no Sul de Angola.
Entre 1665 e 1676 a zona foi visitada com uma certa frequência por barcos que navegavam para sul, na expansão marítima europeia. Nessa altura a baía tinha o nome de Angra do Negro, sendo mais tarde baptizada de Moçâmedes.
Em 1840 aquando da fundação do presídio começam a chegar os primeiros pescadores do Algarve e são montadas as primeiras feitorias na região.
Como Chegar?
O Aeroporto do Namibe, localiza-se a 7 km da capital e tem características de aeroporto internacional, estando preparado para receber aeronaves de grande porte.
Existem voos diários provenientes da Capital.
As estradas que ligam o Namibe à província da Huila estão em boas condições, sendo uma viagem agradável e rápida. Vindo do norte, é possível chegar ao Namibe pela estrada proveniente da província de Benguela.
O que visitar?
A província do Namibe proporciona condições turísticas espetaculares em especial para os amantes do deserto, mas também do mar, da fauna... Existem na provincia alguns parques que importa mencionar:
Parque Nacional do lona - com uma área de 15 150 km° é o maior da província. Foi constituído em 1937. As principais espécies encontradas no parque são a zebra e o guelengue. O parque perdeu muito da sua fauna original, mas tem havido esforços no sentido de repovoar e repor a fauna do mesmo.
Reserva Especial do Namibe - tem uma área de 4450 km° e foi constituída como reserva especial em 1957.
Tem uma fauna muito variada que inclui avestruzes, rinocerontes, zebras, guilengues, leões, elefantes e suricatas.
Baía dos Tigres.
Furnas do Kapangumbe - Grutas e cavernas que estão localizadas no Parque Nacional do lona (Tömbwa), em áreas do Salojamba e na área próxima ao Porto do Namibe, em zona de elevação onde viveram os povos bosquimanes que, depois, mudaram para o interior da província, mais propriamente no deserto do Namibe que se estende as regiões do litoral da vizinha Republica da Namibia.
Onde Ficar
Hotel Moçâmedes
Rua Rainha Ginga Mbandi
Tel: 264 262 055 / Fax: 264 261 060
Hotel Kalahari
Rua São João Namibe
Hotel Mariner
Rua Joaquim Costa
Tel: 264 250 073 / 264 260 145