• Customer Care
  • (888) 123-4567

Malanje

Juntos & todos pelo Turismo

Image

Destinos Malanje

Geografia e História

Com uma área de 97.602 km2, a província tem 14 municípios que são: Malanje, Massango, Marimba, Calandula, Caombo, Cunda Dia Baze, Cacuso, Kiwaba Nzoji, Quela, Mucari, Cangandala, Kambundi Katembo, Quirima e Luquembo. Malanje é a capital da província.

A população da provincia é de origem muito variada, que se inserem em 3 grupos linguísticos: Kimbundu, kikongo e Ambundo. A maioria da população dedica-se a agricultura.

O clima é tropical húmido com temperaturas médias que rondam os 22°C. É uma província privilegiada em termos de belezas naturais. As Pedras Negras de Pungo Andongo, assim como as Quedas de Kalandula deixam qualquer visitante maravilhado pela sua imponência.

O Morro do Bongo, a Mesa da Rainha Ginga, as Quedas de Kalandula são outras das atracções que não deve deixar de visitar.

Em Capanda está situada a maior barragem do país.

A região possui uma vasta fauna, de entre os quais se destacam a Palanca Negra Gigante, os Mabecos, Hiena Malhada, Leopardo, Chita, Gunga, Kissoma, Puku, Bambi comum, Pacaça, Lebre, Palanca Vermelha, Golungo, Nunce, Búfalo, Javali, Hipopótamo, Crocodilo, Leão, Onça, Pongolim, entre outros, incluindo várias espécies de aves.

Malanje é a "casa" da Palanca Negra Gigante, um dos mais raros antilope do Mundo. É o símbolo da TAAG e da Seleção Angolana de Futebol.

No aspecto histórico destaca-se como principal acontecimento da história recente o massacre da Baixa de Kassange, considerado por alguns como o primeiro grande momento da rebelião nacionalista angolana, em que a 4 de Janeiro de 1961, trabalhadores da firma Cotonang se revoltaram, a qual foi fortemente reprimida, principalmente por via aérea, causando inúmeros mortos.

Image

Como Chegar?

As principais companhias aéreas comerciais voam para a província.

As rodoviárias de acesso à província têm sido alvo de obras de reparação, sendo já possível chegar a província vindo da capital.

O que visitar?

Existem na província vários parques e reservas florestais de entre os quais: Cascatas de Musselenge - a 95 km da capital são propícias para banhos.

Foz do Amor e Nascente do Amor a 15 km da cidade, aqui situa-se a nascente do rio Malanje.

Miradouro do Morro de Kabatuquila - situado no município do Quela a 115 km da cidade de Malange tem uma vista de rara beleza.

Parque nacional a Kangandala - com cerca de 600 km2 é especialmante rico em espécies de aves como por exemplo: patos bravos, capotas, perdizes, pombos, entre outros. Aqui encontra-se também a palanca negra gigante.

Reserva florestal do Caminho-de-ferro de Malanje tem cerca de 200 km2

Reserva florestal Samba-Lucala tem 400 km2 com vales e savanas. Por aqui passam o Rio Kionga e Rio Cauneia.

Há ainda a mencionar uma Reserva Natural do Luando que se situa entre a província de Malange e Bié. Tem 8.280 km2.

Existem na província duas bacias hidrográficas, a do Rio Zaire e do Rio Kwanza. Existem, também, a lagoa de Quipemba, do Dombo, e de Sagia.

A 85km do centro da cidade encontram-se as Quedas de Kalandula. Com uma altura de 105 m de deixar qualquer visitante extasiado pela sua beleza impar.

Pedra Negras de Pungo Andongo - encontram-se a 116 km da cidade e são um espectáculo natural quase surrealista com pedras monumentais que se erguem por entre a vegetação. Segundo a lenda a Rainha Ginga organizava aqui orgias e sessões de tortura dos seus oponentes. Aqui dizem estarem marcadas na pedra as suas pegadas e do seu pai N'gola Kiluange.

Furnas do Cacolo - onde se encontram ruínas primitivas debaixo das pedras e jazigos naturais.

Existem na província alguns cemitérios que importa mencionar pela sua importância histórica. São estes os Cemitérios de Cambundi-Catembo, Cemitério da Kizenga e ainda outros Cemitérios históricos nos municípios de Caculama e Cacuso, onde estão enterrados muitos dos que se revoltaram contra as forças coloniais.

No município de Kiwaba N'zogi encontram-se os túmulos da Rainha Ginga e Ngola Mbandi.

Existem ainda algumas ruínas que importa mencionar Ruínas de Cacumbo, Ruínas da fortaleza de Pungo - Andongo (1671) e as ruínas da fábrica do Quissol, de 1820 (em N'Zongola e Madimba).

Em termos de arquitetura religiosa há a mencionar a Igreja Evangélica do Quêssua.

Ilha do Kwanza - situada no município da Cangandala, tem locais propícios para banhos, e é também o local onde se pode avistar a palanca negra gigante.

Quedas de Kalandula - quedas de mais de 105m de altura. Eram anteriormente conhecidas como Quedas de Duque de Bragança. São quedas de incrível beleza, e um dos postais turísticos incontornáveis. Aqui existe um miradouro e uma zona propícia para piqueniques.

Há ainda a referir as Quedas de S. Francisco José, Quedas do Colo e as Quedas rápidas do Luino.

Gastronomia

A gastronomia local, como na maior parte do país baseia-se no funge (ou pirão de milho) ou bombó (mandioca) acompanhado de molho de usse, kizaca ou ginguinga (prato feito com miudezas).

Festas

As festas da cidade são a 13 de Fevereiro. O aniversário do Massacre da Baixa de Kassange, a 4 de Janeiro é também muito celebrado. Os batuques, a marimba e o kissange são os instrumentos que temperam as danças desta região.

Desportos

Na Lagoa da Quipemba (Kambundi-Katembo) e do Dombo (Luquembo) e Lagoa da Sagia (Quela) existem condições para pesca desportiva.

Onde Ficar

Hotel Palácio Regina
Rua Henrique de Carvalho
Tel. 251 231 520 924 217 471

Hotel Gigante Rua Praça do Comércio
Tel: 251 232 208 / Yolaka

Complexo Turístico de Kalandula km 84 estrada principal de Kalandula
Tel: 925 333 325 / 915 102 308

Image

Galeria de Fotos Malanje

0000 malange-angola 3
0001 malange-angola 2
0002 malange-angola 1
0003 malange-angola 6
0004 malange-angola 5
0005 malange-angola 4
Image

Informações

Endereço:
Rua do MAT, Condomínio Clássicos do Talatona, 7216 / Luanda, Angola.
Telefone: +244 957 380 649
Email: info@visit-angola.ao