Destinos Cuando Cubango
Geografia e História
Apesar de ser das províncias menos populosa, é a segunda maior em extensão geográfica a seguir ao Moxico. Cuando Cubango estende-se por uma área de 199.049 km2 e conta com nove municípios: Cuchi, Menongue, Cuangar, Nankova, Cuito Cuanavale, Mavinga, Calai, Dirico e Rivungo. A capital da província é a cidade de Menongue, fundada nas margens do rio Kuebe.
Cuando Cubango tem fronteiras internacionais com a Namíbia e Zâmbia. Apesar dessa posição privilegiada, que poderá trazer benefícios futuros no escoamento da produção nacional para os mercados destes países vizinhos, a província é uma das menos desenvolvidas, em parte por ter sido muito afectada pela guerra, com destaque para as batalhas de Mavinga e Cuito Cuanavale.
A sua população é composta principalmente pelos seguintes grupos étnicos: Nganguela, que se subdivide em N'Yembas e M'Buelas; os Mucussos e os Kuangares. As principais actividades são a agricultura, apicultura, pesca artesanal e pecuária. A província tem um potencial ainda por explorar em termos de riquezas minerais com especial referência ao diamante, ouro e cobre. O mesmo acontece com o seu potencial turístico e a biodiversidade.
O clima da província é tropical de altitude e a temperatura media anual é de 20°C.
Como Chegar?
Existe o aeroporto de Menongue, Comandante Kwenha, mas existem também três aeródromos que podem receber aeronaves de pequeno porte, no Cuito Cuanavale, em Mavinga e no Rivungo. Por via rodoviária, saindo de Luanda é possível chegar a província passando por Sumbe, Benguela, Huambo e Bié, percorrendo grande parte do percurso pelo litoral, ou passando pelo Dondo, Huambo e Bié.
O que visitar?
Esta província é sem dúvida uma região de rara beleza ainda por explorar. A situação pode mudar substancialmente se haver mais incentivos para investimentos, particularmente no turismo.
No município de Cuchi está a Montanha Malova e as Quedas Maculungungo do rio Cutato. Neste município encontram-se também as Gravuras Rupestres de Bototo.
Perto da cidade de Menongue estão as Ruínas do Forte Muene Vunongue. Outros pontos de interesse turístico que importa mencionar são os centros históricos de Missombo e Balombo (no forte de Mbugeya Kandyema). Existem também na região várias reservas naturais assim como coutadas que agregam valor turístico a província.
Reserva Natural de Luiana – com uma área de 8.400 km2, foi constituída a 17 de Setembro de 1966. Situa-se próximo da fronteira com a Zâmbia e Namíbia. Há a destacar a presença de manadas de elefantes.
Reserva Natural de Mavinga – possui uma área de 5.950 km2. Encontrar-se elefantes, rinocerontes, palanca, leões, leopardos, hienas, avestruzes, etc.
Há ainda a mencionar algumas coutadas públicas como a da Luiana (13.950 km2), Luengue (16.700 km2), Longal Mavinga (28.750 km2) e Mucosso (25.000 km2).
Gastronomia
A gastronomia típica da província é composta por pirão, funge de milho ou bombó ou massango, feijão, carne de caça, seca ou fresca, peixe, kizaca (folha de mandioca) e usse. As unidades hoteleiras são uma boa alternativa de alimentação na província.
Festas
A 21 de Outubro acontecem as festas da cidade, habitualmente realizadas no espaço da Feira Comercial de Menongue.
Onde Ficar
Hotel Residencial Kubango
Rua Missão Civil
Contactos: 249 280 056 / 249 280 153
Hotel Residência
Rua Aeroporto, Menongue.
Contactos: 249 280 056 / 249 280153