Destinos Bié
Geografia e História
Bié é a província mais ao centro do país, estendida numa área de 70.314 km2 é composta por nove municípios: Cuito (capital), Andulo, Catabola, Chinguar, Chitembo, Camacupa, Cunhinga, Cuemba e Nharêa. A província tem o formato de um coração bem encaixado no centro do país. O clima é o mesotérmico de altitude, caracterizado por ser seco, doce, temperado e constante. A temperatura máxima na estação quente (chuvosa), que vai de Setembro a Abril, não excede os 20°C e na estação fria (seca), que vai de Maio a Agosto, há por vezes geadas. O seu clima é muito propício à actividade agrícola uma vez que a pluviosidade durante a estação das chuvas pode atingir os 1500 mm.
A população é maioritariamente de origem Ovimbundo, falantes da língua nacional umbundo. Outros grupos étnico-linguísticos que compõem a população do Bié são os Tchokwe, Nganguela, Luimbi, Songo e Ngoia. As principais actividades da população são a agricultura e pecuária.
A cidade do Cuito, capital do Bié, foi na época colonial baptizada de Silva Porto em homenagem ao seu fundador. Muitas vezes referenciada como "cidade mártir", Cuito foi das cidades que mais sofreu com a guerra civil, principalmente na última década do século XX. Pouco a pouco se vão apagando as marcas da guerra com o esforço de reconstrução.
Como Chegar?
O principal aeroporto da província, Joaquim Kapango, está preparado para receber aviões de pequeno e médio porte e sofreu recentemente obras de reabilitação. Ao nível de acessos rodoviários Bié dispõe de cinco linhas que a ligam às províncias do Huambo, Cuanza-Sul, Cuando Cubango, Malanje e Moxico.
O que visitar?
Existem na província alguns pontos turísticos de interesse, nomeadamente as atracções naturais como lagoas, cascatas e florestas, mas também algumas ruínas de interesse histórico-cultural.
Monumento Cristo Rei - foi erguido pelos portugueses no centro da província, na localidade de Camacupa. Encontra-se junto ao marco do centro geográfico do país.
O Forte de Silva Porto e o Forte de Munhango são monumentos seculares que esperam reabilitação.
Antiga cadeia da ex-colónia penal do Kapolo - erguida em 1958, recebia durante a era colonial reclusos de outras ex-colónias. Está actualmente em escombros.
Forte de Nharêa - foi destruído durante o conflito armado.
Jardim da Pouca-vergonha - assim designado por causa da estátua de uma mulher nua que aí se encontra.
Gruta paleolítica, Gruta da Rainha de Chiconde, Morro Tchimbango - situado no Chinguar é o local onde se comemora todos os anos, a 13 de Maio, a aparição da Virgem aos três pastorinhos.
Lagoa do Kambadua - com cerca de 3 km de comprimento e 150 m de largura, está formada por um afluente do rio Kakuito. É propícia para a pesca desportiva.
Cataratas Wongo - no rio Nduluma, comuna do Trumba, a 18 km ao norte do Cuito.
Quedas de Mutumbo - localizada no Chitembo, oferece aos visitantes a possibilidade de banhos memoráveis, assim como as Quedas de Lau-Lau, do rio Kuquemba e as Quedas do rio Luando, na municipalidade de Kukema.
Reserva Florestal de Umpulo - com uma área de 4500 km2, esta reserva está limitada a norte pelo rio Cunene, a leste e a sul pelo rio Chimbandianga e a oeste pelo rio Kwanza. É uma reserva importante pela sua riqueza em espécies exóticas.
Reserva Natural Integral do Luando - esta reserva é partilhada com a província de Malanje e conhecida como um paraíso de aves, dada a enorme variedade de espécie aí existente. Nela se encontra também a Palanca Negra Gigante, assim como a palanca real, o sonque e inhala.
A província do Bié possui algumas praias fluviais, das quais se destacam a Praia Verde em Cunhinga e a Praia Azul no Andulo. A zona turística do Songongolo é também um ponto de interesse, assim como as águas termais da Chitocota, a lha do Kutato e as Quedas do rio Luando.
Gastronomia
Os pratos típicos da província mais conhecidos são o pirão de milho e o funge de bombó com carne ou peixe do rio e feijão. A bebida local é o ualende, aguardente que pode ser feito com a cana-de-açúcar, batata doce, milho ou ainda algumas frutas.
Festas
As festas da cidade realizam-se de 15 a 31 de Agosto. Existem ainda outras actividades tradicionais relacionadas com a vida das comunidades locais como a Evamba (festa da circuncisão), a Ayele (festa com palhaços, danças tradicionais e batuques), o Utchitiwo (festa do nascimento) e a Uvala (festa do casamento).
Onde Ficar
Hospedaria Casa do Largo
Largo Deolinda Rodrigues, Cuito.
Contactos: 926 332 141 / 917 853 740
Hospedaria Paulino e Filhos
Av. Joaquim Kapango, Kuito.
Contactos: 923 674 087 / 240 200 428 7