Destinos Benguela
Geografia e História
A província de Benguela é conhecida como “a terra das acácias rubras” por causa da colorida presença dessa bonita árvore pelas ruas da cidade de Benguela. Com uma extensão de 39.827 km2, situa-se no litoral centro de Angola e é constituída por dez municípios: Benguela, Baía Farta, Catumbela, Balombo, Bocoio, Caimbambo, Chongorói, Cubal, Ganda e Lobito. Benguela é também conhecida pelas suas praias e pelo Porto do Lobito, o segundo mais importante do país. As principais cidades da província são as de Benguela, Lobito e Baía-Farta, todas elas banhadas pelo Oceano Atlântico.
O clima da província é tropical árido e a temperatura média anual ronda os 24°C, sendo que a corrente fria de Benguela, que parte da Antártida, modera a temperatura da região e reduz a humidade. Em termos de altitude, a província divide-se em três zonas distintas: a zona litoral, cuja altitude vai do nível do mar até aos 500 m, a zona central com uma altitude dos 500 aos 1200 m e a zona oriental com uma altitude média superior a 1500 m.
A fauna da província é constituída essencialmente por zebras, leões, elefantes, olongos, golungos, búfalos, onças, ongivas e cabras de leque, principalmente na zona de Mamué que fica na fronteira com a província do Namibe.
A população de Benguela é na sua maioria da etnia Ovimbundo e Nganguela. A língua mais falada na região é o umbundo. A população dedica-se na sua maioria a agricultura, pecuária e pesca.
O Caminho-de-ferro de Benguela (CFB), que foi concebido para atravessar o país até à fronteira com a Zâmbia e o Congo Democrático, foi primordial no desenvolvimento da região, afirmando-se como um entreposto comercial de grande importância em África, sendo mesmo um poderoso eixo de desenvolvimento urbano, social e económico de Angola. A história da cidade do Lobito confunde-se com a história do CFB.
A cidade de Benguela foi fundada a 17 de Maio de 1617 por Manuel Cerveira Pereira, com o nome de São Filipe de Benguela. Gozava de grande autonomia e foi sede administrativa de uma vasta região (dela dependiam os distritos do Bailundo, Dombe Grande, Quizamba, Huambo, Galengues e Sambos, Quilengues, Huíla e Bié). Benguela teve sempre muita importância na organização administrativa de Angola. A província foi também um importante entreposto comercial, principalmente depois de 1938 na era do comércio da borracha e do marfim. O movimento comercial iniciado décadas atrás no interior, que atravessava o planalto central de Angola e se dirigia para a África central, tinha o seu término em Benguela. Esse movimento foi o principal incentivo para a construção do Caminho-de-ferro de Benguela.
Como Chegar?
Os acessos rodoviários para a província de Benguela têm sofrido francas melhorias. A viagem para quem sai de Luanda é muito agradável com paisagens incríveis. A província possui dois aeroportos: o 17 de Setembro, que recebe vôos de pequeno e médio porte, situado na cidade de Benguela, e o aeroporto da Catumbela, situado na localidade com o mesmo nome.
É ainda possível chegar por via marítima através do Porto do Lobito, que recebe embarcações de carga ou de passageiros de pequeno ou grande porte.
O que visitar?
Igreja Nossa Senhora do Pópulo - construída em 1748, de estilo barroco, é considerada monumento nacional.
Ermida da Nossa Senhora dos Navegantes - data de 1957, construída na crista do morro onde se realizam as festividades em louvor da Santa a cada 17 de Maio.
Capela da Nossa Senhora da Graça - situada na localidade do Cavaco, a 3 km da cidade de Benguela. No local são realizadas as festas da Santa, anualmente nos dias 7 e 8 de Dezembro.
Ponta do Sombreiro – é assim designada porque se encontra numa rocha circular que faz lembrar um sombreiro. Acede-se pela estrada da Caota. Existem ainda algumas plataformas com vista panorâmica sobre a zona da Caotinha ou a que permite contemplar a zona da Boa Vista.
Palácio do Governo - situado em Benguela, é um belo exemplo de arquitectura colonial.
Igreja Nossa Senhora da Arrábida - localizada no Lobito, data do século XVII.
Museu Nacional de Arqueologia - localiza-se na cidade de Benguela. O edifício onde está instalado é uma obra do século XVII onde os escravos eram armazenados temporariamente até serem exportados para a América em navios negreiros. Museu de Etnografia do Lobito - possui um acervo significativo com peças maioritariamente da cultura Lunda-Tchokwe.
Há ainda a mencionar o Farol do Quilve no Lobito, o Farol de S. Pedro da Catumbela, Termas da Jomba no Lobito e a plataforma com vista panorâmica da Bela Vista.
Parque Nacional da Chimalavera - é a principal reserva animal da província, com uma extensão de 150 km2. Uma espécie que se destaca nesta reserva é a cabra de leque.
Reserva Parcial do Búfalo - criada em 1974, com uma extensão de 400 km2, foi buscar o seu nome ao búfalo preto que se encontra no local. Existem ainda na província a Reserva Florestal do Cubal, da Catumbela e do Chongoroi.
Em áreas como o Morro do Capelongo, Planalto Grande, Morro da Chimalavera, Maitse, Binga, Catengue, Coporolo e Coalongo poderá encontrar pequenos antílopes, leões, elefantes, assim como zebras, búfalos e palancas.
"Me leva só cupapata" - em Benguela, assim como na maioria das províncias do país, existem moto-táxis designados de "cupapata", que na língua umbundo significa apalpar (porque o cliente tem de viajar "agarrado" ao taxista).
Benguela é conhecida pelas suas belas praias. Há para todos os gostos: as mais isoladas, as mais frequentadas e para os apreciadores de mergulho. A praia da Caota - cerca de 10 km do centro da cidade, combina rochas e águas transparentes que fazem dela um excelente ponto para os amantes de mergulho subaquático.
Praia da Caotinha - de águas muito límpidas, é uma praia pequena com cerca de 100 m de comprimento, cujo acesso é feito contornando o Morro da Caota.
Praia da Baía Azul – antes da Baía Farta, o seu nome vem precisamente do azul das suas águas.
Praia Morena - de areia branca, começa na baixa de Benguela, onde se encontram os edifícios governamentais, e se estende por cerca de 1000 m. É a praia preferida pelos jovens casais.
Baía de Santo António tem 3 km de extensão.
Artesanato
Vários produtos utilitários e decorativos como cestos, chapéus ou esteiras são feitos na província, geralmente com fibra. De igual modo, encontram-se ao longo das estradas principais e em pequenas bancas artigos artesanais de pau-preto, bambu e caniço.
Festas
A 17 de Maio comemoram-se as festas da cidade de Benguela.
Onde Ficar
Aparthotel Mil Cidades
Av. Aires de Almeida Santos 9,
Benguela, Angola
Tele: 933 292 560
Hotel Terminus
Rua Robert Williams, 16, Lobito
Telefone: +244 935 684 387 / 942 010 387